quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Intocáveis (nota 9)

Que grata surpresa foi este filme francês. Num momento de total falta do que ver, procurei no IMDB por uma boa indicação de comédia, e fui pego totalmente desprevenido por esta obra genial que consegue ficar sempre no limite entre o drama e a comédia, resultando numa edificante e contagiante história de mundos que colidem.
E a colisão destes mundos começa quando Philippe, um homem muito rico e tetraplégico que precisa de assistência constante de um acompanhante, vê em Driss, um ex-presidiário de família muito simples, o seu companheiro ideal. A princípio os dois tem um pouco de dificuldade para conviver, mas isso se torna uma incrível amizade. O mais surpreendente foi saber ao final do filme que isso é baseado em fatos reais.
O que mais me surpreendeu foi o fato de, mesmo lidando com um assunto tão delicado, o filme consegue o tempo todo se manter firmemente sobre a tênue linha que faria a história despencar para um dramalhão desnecessário, ou para uma comédia pastelão boba de mau gosto. Em todos os momentos as situações são honestas, e é contagiante ver a alegria de Driss contaminar a todos que trabalham na casa de Philippe, assim como ver Driss amadurecendo com o que aprende com Philippe. Não deixem de conferir esta rara joia do cinema.

Um comentário:

Ju Serra disse...

Ok, concordo com a crítica, mas fui eu que achei o filme, cara pálida. Você só tem achado pérolas como o sensacional Sequestro no Espaço.