quarta-feira, 20 de julho de 2011

O Vencedor (nota 10)

Eu sempre gostei de filmes sobre boxe. Não sei exatamente se é a história de alguém que precisa muito treinar para superar seus problemas para então superar seu adversário, só sei que sempre me marca muito esse tipo de filme. E O Vencedor tem tudo isso em dobro, graças a dois excelentes personagens, os irmãos Micky Ward e Dicky Eklund, vividos respectivamente por Mark Wahlberg e Christian Bale. Mas antes de tudo, O Vencedor não é um filme somente sobre boxe, mas sim uma comovente história baseada em fatos reais sobre o amor entre familiares, sobre a explosiva combinação família+negócios, abuso de drogas e e é claro, muita superação.

Dicky é um ex boxeador que viveu os últimos anos unicamente devido a uma luta onde ele nocauteou Sugar Ray Leonard. Ele treina seu irmão Micky, e entre os dois irmãos existe um forte laço fraternal. Toda a carreira de Micky como boxeador é gerenciado por sua mãe e seu irmão, e todo esse gerenciamento familiar não está dando resultado, pois Micky só perde lutas. Conforme o desenrolar do filme, vemos muitos conflitos familiares, boa parte deles devido ao comportamento auto-destrutivo de "astro" de Dicky, onde este se afunda cada vez mais ao consumo de drogas.

Os diálogos são incrivelmente bem escritos, e igualmente bem atuados. Todos os atores envolvidos estão excelentes, e os Oscars para Christian Bale e Melissa Leo são mais do que merecidos. Ambos estão bem demais em seus papéis. Até mesmo o eterno Marky Mark mandou muito bem, está certo que ele já tinha mostrado seu talento no incrível Os Infiltrados. O desenvolvimento dos personagens é perfeito, sendo impossível não sentirmos todas as emoções que aparecem na tela, seja raiva pelas cunhadas, a traição sentida pela mãe ou a confusão e indecisão de Micky sobre as escolhas que são impostas a ele.
Tudo isso embalado por uma ótima trilha sonora e um péssimo e realista figurino do início dos anos 90, este indicado ao Oscar de melhor filme merece tanto quanto os outros concorrentes. Espero que o próximo ano nos dê tantas boas opções de concorrentes como foi o ano passado.

Nenhum comentário: