sábado, 11 de abril de 2009

Cloverfield (Nota 8)

Mais uma ótima obra produzida pelo midas J. J. Abrahams (criador de Lost), que literalmente coloca o expectador no meio da ação. Este filme segue o estilo câmera na mão carregada por um personagem ativo do filme, como A Bruxa de Blair e mais recentemente [REC], outros dois ótimos filmes de terror. Uma coisa interessante deste filme, é que ele tem um dos mais intrigantes e interessante teaser trailer produzido nos últimos tempos, como pode ver AQUI.

No começo do longa (nem tão longo assim, afinal o filme acerte em ser relativamente curto, pois esse formato cansa bastante o expectador) acompanhamos a festa de despedida de Rod, que irá trabalhar no Japão, quando a merda atinge o ventilador e Manhatan começa a sofrer com um estranho ataque. Hud, o amigo de Rob que estava filmando a festa acaba sendo o câmera-man que registrará toda a fuga do grupo de amigos, além dos explosivos encontros do mostrengo e exercito.

A produção acerta ao escalar atores desconhecidos, tornando os eventos mais acreditáveis, pois podemos realmente nos sentir no meio dessa situação desesperadora (ainda mais pra quem viu no cinema). Existem momentos de real terror e desespero quando não há outro comentário a fazer senão : Ih, fodeu!!! Os efeitos do filme também são muito caprichados, tornando tudo mais realista o possível. O fato do filme ser relativamente curto nos proporciona muitos momentos de tensão e agonia, sem muito tempo pra descanso, o que nos faz manter atenção total do começo ao fim.

Uma coisa que me incomoda com relação a esse filme, é o fato dos chatos de plantão reclamarem da insistência de alguém filme sua própria desgraça, ou de a bateria da câmera ser "infinita". Pra essas pessoas, um sincero "vão pro inferno". Cinema é entretenimento, então assiste e divirta-se. Deixe a chatisse de lado.

Outra coisa que aconteceu com esse filme e a mania atual de extender o universo com uma extensa campanha viral antes do lançamento do mesmo. Eu não tive a chance de acompanhar, mas lí algumas coisas que deixam os acontecimentos do filme mais interessantes. Existem alguns "easter eggs" escondidos na película. Um deles no último take antes dos créditos, e outro é um som ao término dos créditos. Veja o filme, depois pesquise na internet, pois existe muitas teorias interessantes sobre estes segredos.

Nota: Eu acho interessante que o mostro de Cloverfield seja uma alusão ao terrorismo, especialmente ao atentado de 11/09, assim como Godzila foi criado como uma aluzão às bombas atômicas que os EUA lançaram no Japão ao término da II Gerra Mundial. Como alguns diriam, Karma is a bitch!!

2 comentários:

Cris disse...

Alou!

Ow, fui assisir as Bolas do Dragão.. hehe

Até que gostei. O filme cumpre seu papel. Apesar das adaptações estranhas e de alguns personagens descaracterizados, o filme foi, no mínimo, divertido... hehehe

Abraços

Ju Serra disse...

Gosto do Cloverfild, acho que o um filme catastrofe bem legal sob um angulo diferente e mais interessante.

A única coisa que eu questiono num filme que tem uma proposta tão diferente é o clichê que envolve a motivação dos protagonistas: achar a namoradinha do rapaz que está passando apuros no pior ponto da catastrofe na cidade por que ele se sente culpado que fou grosseiro com ela na última vez que se falaram... Enfim, é o mocinho tentando resgatar a mocinha... Tenha santa paciencia, uma porposta tão diferente com uma premissa tão batida...